quarta-feira, 31 de julho de 2013

Igualdade desigual

Desde o começo fomos criados "imagem e semelhança" isso soa muito como "em igualdade", mas com o passar do tempo e com o aparecimento do "pecado" essa igualdade foi distorcida claramente, percebemos a diferença pela separação entre um povo "escolhido" e um povo "amaldiçoado". Dai por diante percebemos que não havia mais igualdade entre as pessoas.
A igualdade é utopia, é almejado mas apenas utópico, as pessoas lutam por ela, muitas vezes sem meditar diante dessa palavra : igualdade é qualidade daquele ou daquilo que é igual, uniformidade. 
Com isso pensamos: A sociedade quer realmente ter igualdade? o ser humano como unidade, deseja ser uniforme com os demais cidadãos?. A resposta é simples e muito obvia, é claro que não, ninguém deseja ser igual ao outro, poucos conseguem se colocar no lugar do outro, na dor de outra pessoa, muitas vezes a felicidade de alguns é a infelicidade de outros, a infelicidade de alguns é a felicidade de outros. Isso soa muito estranho mas tem toda a logica, pois em uma sociedade doente, não se pode imaginar igualdade plena para alguns sem prejudicar outros.
Com esse pensamento, vamos idealizar  uma sociedade em que a igualdade prevaleceria , uma igualdade plena, onde todos seriamos iguais, receberíamos o mesmo salário, os mesmos direitos, independente de raça, sexo, religião ou classes sociais. Onde tudo é igual independente dos esforços, da inteligencia,  das adversidades ou das facilidades, em uma sociedade assim, poderia haver uma identidade independente do sistema? tudo não seria apenas padronizado de acordo com a vontade desse sistema?
A igualdade é boa até certo ponto, se ela fosse completa, não seria nada mais e nada menos do que uma "padronização de seres humanos", os esforços seriam desvalorizados , os estudos, as lutas, o modo de pensar, tudo seria perdido e desnecessário. Nos seres humanos pensantes temos personalidade própria , pensamentos diferente,temos modo de vida diferente, lutamos por um amanhã de maneiras diferente, cada pessoa tem seu modo de ver a vida, precisamos sim de mais igualdade, mas não podemos desvalorizar as lutas, o modo que cada pessoa lutou para conquistar algo que se possa chamar de "dele" ou lugar que ele pertença.A igualdade não é sinônimo de justiça.
Então logo digo, que a igualdade é diferente para cada pessoa, tornado-a assim desigual.
Não pense que a sua vontade é a vontade de todos, o que faz o ser humano um ser magnifico é a diferença, as várias maneiras de pensar, todos temos direitos e valores diferentes, não podemos simplesmente achar que se é bom pra mim é bom pra todos, isso é puro egoismo , não lute por seus direitos passando por cima dos meus, pois, a parti do momento em que você passa por cima do direto de outros para lutar pelos seus , você perde o direito de ter direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário